FacebookYoutubeRSSPartilhar

Presença de urso-pardo confirmada no Parque Natural de Montesinho e em monitorização

Ursopardo 1 510 999
09 Maio 2019

"Os últimos registos que evidenciam a presença estável de urso-pardo (Ursus arctus) em Portugal são do séc. XVIII até finais do séc. XIX. Posteriormente, extinguiu-se do nosso território.

Em Espanha, nas últimas duas décadas, foram registados movimentos de indivíduos em áreas próximas do distrito de Bragança, em concreto do Parque Natural de Montesinho. Estas incursões dizem respeito a machos jovens em dispersão em torno das populações estáveis existentes a norte, na Cordilheira Cantábrica.

O ressurgimento de indivíduos desta espécie em Portugal, que já tem vindo a público como provável e ocasional, está agora confirmado pelo ICNF.

No Parque Natural do Montesinho, no concelho de Bragança e numa zona próxima da fronteira com Espanha, pelo menos um indivíduo dispersante da população do Norte de Espanha, muito provavelmente oriundo da subpopulação ocidental da Cordilheira Cantábrica, tem sido monitorizado pelo ICNF.

O ICNF está, em articulação com as autoridades homólogas de Espanha, a acompanhar neste território de fronteira a presença deste indivíduo."

Fonte: INSTITUTO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DAS FLORESTAS, I.P. www.icnf.pt/noticias/ursopardo 

Outras notícias sobre o assunto: https://expresso.pt/sociedade/2019-05-08-Ha-um-urso-pardo-a-deambular-por-Montesinho#gs.a7fbem 

https://observador.pt/2019/05/08/portugal-confirmou-a-espanha-a-existencia-de-um-urso-pardo-considerado-extinto/ 

https://sol.sapo.pt/artigo/657389/encontrada-especie-de-urso-dada-como-extinta-em-portugal- 

https://www.jn.pt/nacional/interior/portugal-confirmou-a-espanha-existencia-de-urso-pardo-considerado-extinto-10876817.html 

Foto: EPA