FacebookYoutubeRSSPartilhar

Lombo do Cabeçudo / Monte da Forca

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Miradouro monteforca1 1 1024 2500
  • Miradouro monteforca 1 1024 2500
  • Miradouro monteforca2 1 1024 2500

Na Estrada Nacional 103, depois de passar em Sobreiró de Cima começamos a subir até chegar a uma curva longa e acentuada que deriva para um miradouro sinalizado no antigo traçado da estrada. Aqui propomos que faça aqui uma paragem para contemplar a vista para a zona de Lomba.

Este local designa-se como Monte da Forca, toponímia relacionada com o pequeno habitat de época romana, localizado na parte superior de uma suave encosta agricultada, virada a noroeste, sensivelmente a meia distância entre o marco geodésico "Forca", a oeste, e o esporão pouco pronunciado do Lombo do Cabeçudo, a este. Celestino Beça indica aqui existência de uma torre, interpretada por alguns autores como referência a um povoado fortificado, mas os vestígios existentes não apontam para isso.

No entanto, encostado ao marco geodésico encontra-se um derrube de pedras, que poderá eventualmente ser o vestígio desta torre, talvez de atalaia, ainda que os vestígios sejam pouco nítidos e de difícil interpretação. O habitat romano encontra-se a cerca de 150 metros a este do marco e caracteriza-se pelo aparecimento de algumas tegulae de rebordo, dispersas pela encosta, com maior concentração no topo, na zona de separação entre a área agricultada e baldia.

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3938 visualizações