FacebookYoutubeRSSPartilhar

Igreja de São Facundo

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Igreja s facundo vinhais 1 1024 2500
  • Vinhais pormenor fachada s facundo 1 1024 2500
O seu orago permite ponderar uma fundação pré-românica, eventualmente situada nos séculos IX-X, fase de particular expansão do reino asturiano alcançado. O templo atual é provavelmente posterior ao século XIII. Nesse período Vinhais foi palco de um importante processo de povoamento e restruturação administrativa. O centro da vila foi deslocado para a zona do castelo, então em construção, o que determinou a localização relativamente excêntrica da igreja.
 
Esta terá sido integralmente remodelada, de acordo com um figurino tardo-românico, embora manifestando algumas características típicas da arquitetura medieval transmontana, como o excessivo prolongamento vertical da fachada principal, para receber campanário de dupla sineira. O projeto é modesto, compondo-se de nave única e capela mor retangular, entretanto substituída por outra, no período maneirista. A obra deverá ter-se concluído no século XIII,
uma vez que data de 1305 a referência concreta à igreja, constante do testamento do Abade de Outeiro de Facundo, que escolheu enterrar-se no templo.
 
Classificação
IIP - Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
4257 visualizações

Sugestões