FacebookYoutubeRSSPartilhar

Pelourinho de Rebordainhos

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • T07 rebordainhos 01 1 1024 2500
  • Img 04801 1 1024 2500
Rebordainhos foi vila medieval. Nunca chegou a possuir cabalmente o estatuto de concelho, embora gozasse ao longo dos séculos de autonomia administrativa e judicial. A autonomia de Rebordainhos chegava a destacar-se das demais vilas da região, uma vez que as justiças, não eram apeladas à comarca de Miranda, mas diretamente ao Tribunal da Relação do Porto.

Ainda que não possuísse foral, a localidade teve pelourinho, que ainda se conserva num pequeno largo, nesta atual freguesia do concelho de Bragança.
 
O pelourinho ergue-se sobre uma plataforma constituída por dois degraus quadrados, muito rústicos, servindo o térreo para nivelar o pavimento muito irregular. A coluna assenta diretamente sobre o degrau superior. Eleva-se em fuste quadrangular na base, com esquinas levemente chafradas na maior parte da sua altura, tomando a secção octogonal. É cingida, a cerca de dois terços da base, por um aro metálico.
Não possui capitel, sendo o remate composto por um bloco prismático sobre tabuleiro quadrado muito mutilado. O bloco tem as faces ligeiramente rebaixadas, decoradas com relevos de difícil leitura, dado o grande desgaste que apresentam.
 
Classificação
IIP - Decreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3231 visualizações

Sugestões

Próximos