FacebookYoutubeRSSPartilhar

Igreja de Santa Eufémia

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • 100 0043  medium  1 1024 2500
  • T03 09   3   medium  1 1024 2500
  • T03 09   2   medium  1 1024 2500
  • T03 09   12   medium  1 1024 2500
Este templo implantado no centro da povoação de Duas Igrejas, dedicado a Santa Eufémia impõe-se na malha urbana não apenas pelas suas dimensões mas também pelo isolamento do largo em que se insere. A norte situa-se o cruzeiro e a torre relógio e do lado oposto, um terreiro cujos degraus acompanham o declive da rua.
 
 
A fachada principal é em cantaria, com portal de volta perfeita e termina em empena escalonada onde se abrem duas sineiras. No alçado lateral observa-se outro portal de volta perfeita. A igreja desenvolve-se em planta longitudinal, com nave única, capela-mor e sacristia do lado do Evangelho. Supõe-se que a edificação do templo remonte ao século XVI, mas são escassos os dados relativos às fases de construção/remodelação.
 
 
É possível que tenha sido objeto de intervenções nas centúrias seguintes, pelo menos a nível decorativo. Na verdade, as Visitações do século XVIII permitem concluir que, de uma forma geral, a igreja respeitava as imposições dos visitadores que apenas ordenavam a realização de trabalhos pontuais. A única exceção era o retábulo-mor, certamente encomendado antes de 1724, mas só concluído e aplicado depois desta data. O seu traçado deveria ser parecido com o dos retábulos colaterais, inscrevendo-se no denominado estilo nacional.
 
O mais importante elemento desta igreja são as pinturas murais do seu interior, situadas na capela-mor e nave junto à capela do Senhor dos Passos, executadas na primeira metade do século XVI.
 
Classificação
EVC - Homologado como IIP; Despacho de homologação de 29-05-2003 do Ministro da Cultura 
Morada

Duas Igrejas, Miranda do Douro

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
4334 visualizações

Sugestões