FacebookYoutubeRSSPartilhar

Castro de Ciragata / Cidadelhe de Parada

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • 1.4.3.41a  medium  1 1024 2500
  • 1.4.3.41c  medium  1 1024 2500
  • Castro da ciragata  medium  1 1024 2500
  • 1.4.3.41b  medium  1 1024 2500
O castro de Ciragata ou a "Cidadelhe de Parada" é um povoado fortificado implantado num cabeço de vertentes suaves, que detém um excelente controlo geoestratégico sobre um amplo troço do planalto envolvente. O local não possui quaisquer características topográficas que lhe confiram condições especiais de defesa natural. Por esse motivo dotou-se de um sistema defensivo apoiado numa linha de muralha de pedra partida de xisto, que envolve um perímetro de média dimensão, com uma planta de configuração subcircular.
 
 
A anteceder esta muralha existem dois fossos: um localizado ao longo dos sectores oeste, sul e sudeste e um segundo a noroeste. Há ainda referências bibliográficas relativas à existência de dois núcleos de pedras fincadas, que se localizariam a noroeste, no espaço compreendido entre o fosso e a muralha e um outro que se situaria exteriormente ao fosso, no sector sudeste.
 
 
Atualmente é bastante difícil identificar estes campos de pedras fincadas. No entanto, é ainda possível observar, sobretudo a norte, algumas pedras, que pela sua posição e configuração poderão ter feito parte do referido dispositivo defensivo.
 
Regista-se a recolha de escassos fragmentos cerâmicos bastante boleados que parecem inserir-se no horizonte crono-cultural da Idade do Ferro. Não foram identificados vestígios de romanização.
 
Classificação
Imóvel de Interesse Público (Decreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986)
Morada

Parada, Bragança

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3912 visualizações

Sugestões