FacebookYoutubeRSSPartilhar

Covas dos Mouros

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
Empty logo 1 1024 2500

Covas dos Mouros é uma antiga exploração aurífera situada a sudeste da aldeia de Pinheiro Velho, em frente ao Castro de Meias ou Monte Castro. Ao logo de uma extensão com uma área superior a 2 hectares, é possível observar uma quantidade significativa das escombreiras da mineração e longas e profundas cortas resultantes da extração de minério.

A monumentalidade do processo extrativo que aqui foi realizado é documentado pela corta principal que se situa nas proximidades da EN509. Esta corta, com uma profundidade superior a 10 m, rasgou a meio o relevo do monte que atinge altitudes que variam entre os 827 m e os 803 m. Para norte desta depressão artificial detetam-se os indícios de algumas covas circulares que poderão ter constituído os reservatórios destinadas ao armazenamento da água. Para essa zona parece convergir uma estruturação pétrea que organiza um disfarçado talude que acompanha uma curva de nível que se dirige para norte, onde seria captada a água.

Esta estrutura poderá corresponder ao sistema de canalização utilizado para o transporte da água necessária para o tratamento mecânica do minério, por aluviões. É ainda observado no local uma das lagoas, junto à frente de trabalhos, onde a água era depositada, para posteriormente inundar as galerias verticais e horizontais; previamente escavadas; depois de ruírem bastava separar os inertes (conhos) das restantes areias,pois era nelas que estava o ouro.

Morada

Pinheiro Novo, Vinhais

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
2009 visualizações