FacebookYoutubeRSSPartilhar

Algoso – Matela: a estrada com maior inclinação da Rota

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Estrada algoso matela 1 1 1024 2500
  • Estrada algoso matela 3 1 1024 2500
  • Estrada algoso matela 2 1 1024 2500
  • Estrada algoso matela 1 1024 2500

No troço 6 da Rota da Terra Fria Transmontana há uma estrada que merece destaque, não só pela envolvente paisagística proporcionada pelo vale do rio Maças mas também, por ser uma estrada de montanha muito condicionada pelo terreno declivoso e pelas linhas de água a superar. De automóvel esta situação não é de grande relevância, mas para os corajosos que façam este troço a pé ou de bicicleta, será sem dúvidas uma aventura que requer algum esforço e preparação.

O ponto mais baixo desta estrada encontra-se a cerca de 350 metros de altitude, na ponte sobre o rio Maças. Tendo por referência a ponte, e em menos de 1.5Km no sentido da aldeia de Avinhó, atingimos 520 metros de altitude, havendo locais que a inclinação atinge os 13%. A menos de 3 Km da ponte, no sentido de Algoso atingimos 602 metros de altitude, portanto quase o dobro da altitude que se regista na ponte o que origina uma inclinação de 16% em determinados locais.

O traçado desta estrada não é longe do antigo caminho que ainda há bem pouco tempo era a via mais direta de ligação das populações de Algoso e Matela. A jusante da nova ponte pode encontrar a velha ponte românica inteiramente construída em xisto.

De carro, a pé ou de bicicleta faça este troço e conte-nos a experiência!

Morada

Algoso, Matela e Avinhó, Vimioso

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
2011 visualizações