FacebookYoutubeRSSPartilhar

Monte de Santa Comba

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • 1.4.3.124a  medium  1 1024 2500
  • 1.4.3.124c  medium  1 1024 2500
  • 1.4.3.124b  medium  1 1024 2500
O povoado fortificado do Monte de Santa Comba implanta-se num relevo de acentuada proeminência, que se desenvolve a noroeste da aldeia de Ousilhão. Esta implantação confere-lhe boas condições naturais de defesa e um amplo controlo geoestratégico da região envolvente, que inclui um amplo troço do vale do rio Tuela.

Internamente o espaço estrutura-se em função de duas plataformas que se desenvolvem em cotas de diferente altitude. Um primeiro recinto, de configuração oblonga, ocupa a cumeeira do monte e é circundado por uma linha de muralha, que a norte é reforçada com um parapeito, um fosso e um campo de pedras fincadas, atualmente quase completamente arrasado. Um segundo recinto, situado a cotas inferiores, abre-se para leste, sendo delimitado por uma segunda linha de muralha, que culmina junto do circuito superior.
 
Registam-se fragmentos cerâmicos de fabrico manual. O local permanece ainda associado à existência de uma antiga capela dedicada a Santa Comba, o que poderá indiciar uma ocupação durante a Idade Média.
 
Classificação
Em Vias de Classificaçção (Homologado como Imóvel de Interesse Público - Despacho de 7-06-1999)
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
4235 visualizações