FacebookYoutubeRSSPartilhar

II Festival da Gaita de Fole

Datas
13 Abr 2019
Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
Iigaitadefole1 1 1024 2500

Durante a feira do pão de Caçarelhos acontece o festival dedicado à gaita de fole, instrumento indissociável da música e cultura transmontana que acompanha as festas e rituais mais emblemáticos da região.

Será então o momento para apreciar a riqueza musical deste instrumento de sopro, caracterizado por um som grave e contínuo, composto de vários tubos ligados a um fole que é enchido de ar.

"A Gaita-de-fole de Trás-os-Montes (também chamada de "Gaita Transmontana" ou "Gaita Mirandesa") é tradicionalmente de construção artesanal e partilha semelhanças morfológicas com as gaitas-de-fole de Sanabria, Aliste ou Zamora, comarcas espanholas fronteiriças. Possui um ponteiro de furação larga, com digitação aberta, preso no pescoço de um fole de cabrito, assim como um bordão de grandes dimensões, preso na pata direita, e um assoprete, preso na pata esquerda. A sua tonalidade pode oscilar entre Si, Si bemol e Lá, dependendo dos artesãos, e exibe intervalos próximos dos usados na música da região, sobretudo na flauta pastoril ("Fraita", em Mirandês) e vocal." (Associação Gaita-de-foles, www.gaitadefoles.net/gaitadefoles/transmontana1.htm)

Morada

Caçarelhos, Vimioso

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
122 visualizações