FacebookYoutubeRSSPartilhar

Igreja de Vila Chã da Braciosa, incluindo adro e antigo cemitério

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • 2.2.1.14a  medium  1 1024 2500
  • 2.2.1.14b  medium  1 1024 2500

A Igreja Matriz de Vila Chã de Braciosa será de fundação medieval, vindo já referenciada nas inquirições afonsinas de 1258. No entanto, o imóvel foi objeto de obras significativas no século XVIII, que alteraram em larga escala a estrutura medieval, da qual ainda restam alguns vestígios estruturais, quer nas fachadas laterais quer no interior. Em 1721 o abade de Vila Chã, Bernardino de Morais, referia que não existia qualquer informação sobre a fundação do templo, mas que este mostrava, pela sua estrutura, "ser antigo". O mesmo constata que a obra de remodelação do templo foi posterior ao primeiro quartel de setecentos, coincidindo com uma inscrição gravada no frontão que indica 1733 como a data de reedificação.

O templo, de planta retangular, é composto pelos volumes da nave e da cabeceira, com torre sineira adossada à direita. A fachada, de linhas simples classicistas, possui ao centro portal com frontão triangular, encimado por janela.

O interior, de nave única, é marcado por dois arcos apontados, subsistentes da construção original. Nas paredes laterais possui altares de talha dourada e policromada, de estrutura semelhante aos retábulos colaterais que ladeiam o arco cruzeiro. A capela-mor, elevada em relação ao espaço da nave, possui um imponente retábulo que ocupa toda a parede testeira, em talha dourada joanina.

 
 
Classificação
EVC - com Despacho de Abertura; Anúncio n.º 13456/2012, DR, 2.ª série, n.º 186, de 25-09-2012
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
4500 visualizações

Sugestões