FacebookYoutubeRSSPartilhar

Pala dos Mouros

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
Pala dos mouros 1 1024 2500

Abrigo natural sob rocha, de grande dimensão, situado a sul da aldeia de Peredo da Bemposta. O local implanta-se no início de um relevo escarpado que descai sobre a margem direita do rio Douro. A Pala dos Mouros foi desde sempre um sítio atrativo, factor determinante para que ao longo do tempo tivesse sofrido alguns processos de intervenção com carácter destrutivo.

Trata-se de uma fraga de grande dimensão, com contornos esféricos, que assenta sobre alguns afloramentos graníticos, criando assim um amplo espaço de abrigo. Todo este espaço foi organizado por pequenos muretes de pedra partida, o que contribuiu para a manutenção de um enchimento com potencial estratigráfico no seu interior.

Existe referência ao aparecimento na Pala dos Mouros de inúmeros fragmentos de ossos de animais, várias partes móveis e dormentes de mós manuais de granito, raspadores, raspadeiras e lascas espessas, simples e cerâmica de fabrico manual, grosseira e lisa. No topo do abrigo, existe uma outra fraga de contornos ovais que exibe um conjunto de covinhas.

Morada

Peredo de Bemposta, Mogadouro

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3577 visualizações