FacebookYoutubeRSSPartilhar

Castelo de Alfenim / Castelo de Alvelina

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Pinela4 1 1024 2500
  • Pinela2 1 1024 2500
  • Pinela1 1 1024 2500
  • Pinela 1 1024 2500
  • Pinela3 1 1024 2500

Povoado fortificado de grandes dimensões, situado numa crista quartzítica que se eleva aos 960 metros de altitude. Esta localização confere-lhe um excelente controlo geoestratégico sobre o relevo envolvente, que compreende uma extensa área planáltica.

As condições de defesa natural são razoáveis em todos os sectores do povoado, já que compreendem pendentes de média inclinação. Apenas o sector sul apresenta uma maior vulnerabilidade defensiva, desenvolvendo-se por este lado o colo que permite um fácil acesso ao povoado. Apesar desta maior vulnerabilidade, não se verifica qualquer indício estrutural do reforço defensivo deste sector, ao contrário do que acontece na maior parte de outros exemplos regionais.

A plataforma interna apresenta uma planta com uma configuração aproximadamente subcircular e é cercada por uma linha de muralha cujos vestígios são
facilmente detetados a partir de um talude e de alguns derrubes pétreos. Genericamente, essa linha circunda o povoado em toda a sua extensão. No entanto, a oeste o sistema defensivo é reforçado por uma segunda linha, que parte de junto de um torreão situado a norte para depois se desenvolver no sentido sul, dando origem a um corredor com mais de 10 metros de largura. Esta segunda linha de muralha externa apenas é detetável a oeste e ao longo de uma extensão não superior a 100 ou 150 metros.

No topo norte um significativo amontoado de derrubes indiciam a presença de um torreão. No recinto interno não se observam quaisquer outros indícios materiais. Alguns fragmentos de cerâmica balizam a ocupação deste povoado entre a Idade do Ferro e a Idade Média.

Morada

Pinela

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3254 visualizações

Sugestões