FacebookYoutubeRSSPartilhar

Picão das Bouças

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • 1.4.4.86a  medium  1 1024 2500
  • 1.4.4.86b  medium  1 1024 2500

Embora este sítio seja referido bibliograficamente, nunca foi individualizado como um sítio próprio, sendo normalmente associado ao povoado fortificado do Castelo/Picão da Bouça d'Aires. Na realidade, trata-se de um pequeno sítio aberto, provavelmente um habitat, claramente separado do povoado fortificado, que lhe fica cerca de 250 metros a sul e também bem diferenciado do grande habitat romano de Casarelhos/Meixide, que dista cerca de 450 metros para norte.

Este sítio do Picão das Bouças situa-se na envolvência de um pequeno cabeço rochoso, tendo vista direta para o povoado do Castelo/Picão da Bouça d'Aires. Na zona rochosa, ao lado de um caminho e de uma casa de construção recente, surgem o que parecem ser umas escadas escavadas num afloramento granítico, facilmente visíveis, sendo que estes "degraus" serão provavelmente entalhes de assentamento de uma estrutura.

Na envolvência desta estrutura, para todos os lados, aparecem à superfície materiais romanos e eventualmente medievais, tegulae e cerâmicas comuns, mas com maior concentração a nordeste, do outro lado das rochas, numa pequena zona de encosta virada a sul, para o povoado fortificado, bastante erodida e mal conservada.

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
2941 visualizações