FacebookYoutubeRSSPartilhar

Modorra / Carcavelha

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
1.4.4.107  medium  1 1024 2500

Cerca de 1 km antes de atingir a aldeia de Santa Cruz, imediatamente a seguir à EN505 - 1, sobre o lado esquerdo, desenvolve-se uma suave elevação designada entre a população local com o topónimo de Carcavelha e Modorra.

Este local implanta-se num relevo onde se abrem pequenas chãs. O sítio não reúne qualquer implantação digna de realce, ou suscetível de ser associado à tipologia mais comum observada no concelho e na região para povoados fortificados da Idade do Ferro. Contudo, a este local deverá corresponder a alusão feita por Francisco Manuel Alves, quando refere que a 1 km a sul do povo fica o sítio chamado Vale de Castro, no sopé de uma colina coroada por restos de fortificações (muro e fosso) pouco percetíveis devido à cultura cerealífera do terreno. Efetivamente, à colina coroada de fortificações deverá corresponder Carcavelha, enquanto a Vale do Castro deverá corresponder um extenso vale que se desenvolve a partir de Carcavelha no sentido da margem direita do rio Tuela.

As áreas afetadas pelo topónimo Vale de Castro não parecem revelar qualquer interesse arqueológico, ao contrário do que se constata em Carcavelha/ Modorra. Aqui, apesar de não se terem observado os restos de fortificação e o fosso referenciados pelo supra citado autor, foi possível documentar a existência de uma grande elevação artificial em forma de mamoa, coberta de terra, mas onde abunda cascalheira de xisto. Esta elevação ergue-se adjacente a um conjunto de vestígios materiais constituídos por cerâmica comum e fragmentos de tegula, que se encontram à superfície dos terrenos que se desenvolvem no sentido sul, testemunhando uma ocupação de cronologia romana. Embora não se encontre associada a quaisquer outros vestígios de fortificação, poder-se-á tratar dos restos de um torreão que integrava o complexo defensivo de um possível povoado fortificado.

Outra hipótese que se poderá colocar e que acaba por ser potenciada pela presença do topónimo Modorra é a citada mamoa poder corresponder a um monumento megalítico alterado e descaracterizado por uma ocupação do local durante a época romana.

Morada

Santa Cruz, Vinhais

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
2992 visualizações