FacebookYoutubeRSSPartilhar

Ermitério Os Santos

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • 1.4.5.34a  medium  1 1024 2500
  • 1.4.5.34b  medium  1 1024 2500
Abrigo, talhado em monólito granítico de grandes dimensões, virado a sul e este, ostentando, nas faces e na cobertura, pinturas murais sobre reboco, divididas em painéis, definidos por moldura pintada de preto. A face sul apresenta um painel representando a “Coroação da Virgem”, ostentando, na zona inferior, a inscrição: “?ES?TA OBRA DE NOSA SNRA SA ?...? / ?...?RIA MÃDOU ?FAZER? ?PEDRO? ?AFONSO?

À esquerda, apresenta painel representando São Paulo Apóstolo. Na face este do abrigo, no espaço contíguo a esta figuração, encontra-se painel figurando a iconografia de Santo Antão a visitar São Paulo Eremita. Ladeando este painel, à esquerda, encontra-se um painel, muito fragmentado, onde se indicia uma "Crucificação", estando figurados o braço de uma cruz, ao qual se encontra preso um braço, na posição diagonal e uma figura nimbada com manto.
 
Na cobertura, muito danificada, observam-se vestígios da representação de um firmamento estrelado. 1553 é a data representada na inscrição do painel da face sul. O abrigo pode corresponder à cabeceira de uma pequena capela, com corpo, eventualmente, em alvenaria de xisto, já inexistente. As paredes do monólito foram desbastadas de forma a proporcionar superfícies suficientemente alisadas para poder receber os painéis pintados sobre reboco, cujas imagens revelam uma execução de superior cuidado e minúcia, constituindo um trabalho de elevada qualidade artística.
 
A estrutura de planta retangular, implantada em plataforma subjacente ao abrigo, poderia ser constituída por um pequeno templo a que estariam adossadas as celas dos religiosos. Na envolvente desta última, encontram-se espalhados no terreno fustes de coluna, permitindo supor a existência de uma estrutura alpendrada na sua frontaria.
 
Classificação
IIP - Portaria n.º 443/2006, DR, II Série, n.º 49, de 9-03-2006
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3632 visualizações