FacebookYoutubeRSSPartilhar

Capela de Santo Cristo

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • T03 12   14   medium  1 1024 2500
  • Pintura mural capela st cristo1 1 1024 2500
  • Pintura mural capela st cristo2 1 1024 2500

Capela de Santo Cristo com cachorra fálica de estilo românico, e poucas alterações posteriores excepto no pórtico principal. Está sobre uma antiga necrópole romana. 

Recentemente foi descoberto um painel de frescos com mais de quatro metros de comprimento e cinco de altura que retrata episódios alusivos à figura de S. João Baptista, desde a visitação (encontro de Nossa Senhora com Santa Isabel) passando pelo baptismo de Jesus, até à decapitação do profeta.

"A descoberta foi feita no âmbito de um pedido de intervenção no altar-mor do templo religioso.

O retábulo foi desmontado e, para surpresa dos técnicos, surgiu um grande e importante “painel decorativo do século XVI, cheio de cor, de vermelhos e ocres intensos e zonas decorativas com imitação do tecido da época, como brocados, de um lado e do outro, criando um certo ambiente de maior conforto, quase deslumbramento”, realça Joaquim Caetano, especialista em pintura mural.

Além da pintura mural, no templo foram descobertas “uma pedra de ara e uma estela funerária”, revela a directora do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra, adiantando que este “património pode ser deslocalizado para o centro interpretativo de Picote ou ficar na capela". "

Texto extraído de notícia da Rádio Renascença 

Morada

Picote, Miranda do Douro

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
6734 visualizações

Sugestões