FacebookYoutubeRSSPartilhar

Tratado de Babe

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Tratado babe1 1 1024 2500
  • Tratado babe 1 1024 2500
  • T11 07   2   medium  1 1024 2500
  • Tratado babe2 1 1024 2500

Babe é um lugar mítico, com particular significado na evolução histórica de Portugal. Neste local, a 26 de Março de 1387, se despediu o Duque John of Gaunt (quarto filho do Rei Eduardo III de Inglaterra) de sua filha D. Filipa de Lancastre, já casada com el-rei D. João I, ficando aqui consagrada a Aliança que permitiria posteriormente (Tratado de Windsor), em sucessivos lances da história de Portugal e Inglaterra, uma cooperação profícua que seria o garante da continuidade das suas próprias independências.

D. João, Rei de Portugal, ofereceu auxílio ao duque de Lencastre, John of Gaunt, para provocar a divisão das forças e tropas de Castela. É assim que o Inglês desembarca na Corunha, seguindo depois para Melgaço, onde se avistou com D. João. Nesse encontro estipularam as condições do auxílio que, à boa maneira inglesa, comportava o casamento de uma das suas filhas, vindo a casar D. Filipa de Lencastre com D.João I e outra em Espanha, para firmar outro acordo.

Enquanto as tropas do Duque Inglês seguem para Bragança, consuma-se na cidade do Porto o dito casamento, após o qual o nosso rei haveria de juntar as suas tropas às de Lencastre, entretanto hospedado no Mosteiro de Castro de Avelãs. Mas esta demora foi tal que se diz que o Duque resolveu seguir com o seu exército, no momento em que chega a boa nova da chegada do Rei. Com as tropas do Duque em marcha, seguem na direção de Babe, onde aguardam pelas do Rei D. João.

É então que, durante esta pausa, o refinado Duque negoceia aquele que seria o Tratado de Babe, que obrigava o dito Duque a abdicar de quaisquer direitos que pudesse vir a ter sobre a coroa portuguesa. Diz-se que a Lombada nunca teria estado tão engalanada, já que foram milhares os homens que por ali acamparam, distinguindo-se de entre eles, o Santo Condestável.

Face à importância deste acontecimento foi feito à entrada da aldeia um monumento evocativo do Tratado de Babe.

Morada

Babe, Bragança

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
6319 visualizações