FacebookYoutubeRSSPartilhar

Pelourinho de Carocedo

Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • T07 failde 01 1 1024 2500
  • 2.3.1.3b  medium  1 1024 2500
O antigo concelho foi formado em data incerta, mas seguramente entre 1221 e 1435, de acordo com a documentação disponível e foi extinto em meados do século XIX. Foi integrado no concelho de Bragança, do qual é atual freguesia, com a designação de Faílde. Conserva um antigo pelourinho, de feição muito arcaica.
 
 
O monumento assenta sobre uma plataforma de dois degraus quadrangulares de aresta, muito toscos e desgastados. A coluna encaixa no degrau superior, tendo fuste cilíndrico e liso, ainda de talhe muito rude. Não possui capitel, sendo rematado por um paralelepípedo pouco saliente, com rebordo boleado na base e no topo, e faces decoradas com altos-relevos esquemáticos, um deles ilegível. Os restantes parecem representar dois pássaros geminados, de costas voltadas, uma roda ou um sol, e uma esfera com pé, talvez uma representação da esfera armilar.
 
O carácter rude e arcaizante do monumento dificulta a sua datação, sendo possível que respeite ao período de ascensão a sede concelhia, entre o primeiro quartel do século XIII e o primeiro quartel do século XV. Os símbolos gravados possuem algumas particularidades interessantes, nomeadamente a possibilidade de figurar uma esfera armilar, que remeteria a data da construção para o período manuelino, embora D. Manuel não tenha outorgado qualquer foral ao concelho. De referir ainda que alguns autores indicam ter a coluna encaixado num berrão, ao modo do pelourinho de Bragança, que se encontra presentemente no Museu Municipal da mesma cidade.
 
Classificação
IIP - Decreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
3053 visualizações

Sugestões