FacebookYoutubeRSSPartilhar

1º Encontro de Rituais Ancestrais

Datas
16 Fev 2019
Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
Mg  chocalheiro de bemposta  medium  1 1024 2500

Na terra do Chocalheiro*, em Bemposta, terá lugar este 1º encontro de Rituais Ancestrais que vai contar com atuações de outros grupos do concelho de Mogadouro: Farandulo de Tó, Careto de Valverde e Velhos de Bruçó.

Provenientes da região, participarão os: Caretos de Salsas (Bragança), Caretos de Ousilhão (Vinhais) | Caretos de Grijó (Bragança). Os Caretos de Lazarim e os Caretos de Lagoa de Mira completam os grupos de máscaras de outras zonas de Portugal.

Mas, como estes rituais e grupos de máscaras não são exclusivo de Portugal, também participam neste 1º Encontro os de Rituais Ancestrais os grupos oriundos de Espanha: Jurrus y Castrones (León), El Zangarrón de Montamarta (Zamora), Obisparra de Pobladura de Aliste (Zamora).

A animação musical está a cargo de Grupos de gaiteiros:

Gaiteiros de Bemposta, Moinhos do Vento (Ventozelo, Mogadouro), Us da Burra (Variz), Tamborileros de Fermoselle (Fermoselle, Zamora)
Chocalhada de Brunhosinho


-- PROGRAMA --
15h - Desfile de máscaras
19h - Lanche convívio
20h - Animação Musical


*Chocalheiro de Bemposta – “«homem mascarado, cujo vestido costuma ser feito de estopa grossa tinta de escuro e com um feitio muito esquisito. A máscara no carocha, como aqui se lhe chama, é feita de madeira pintada de preto e de um feitio horrendo; o homem, depois de mascarado, figura o demónio, no dizer do povo, e para completar o seu aspecto sinistro cinge à cintura um grande chocalho e anda sempre munido de uma grande moca, com a qual, a modo de graça, às vezes vai dando naqueles que dele se aproximam, o que dá lugar a grandes correrias e a todos fugirem da sua frente. E assim se passa o dia de Natal, sempre em folia, até à tarde, que é quando terminam as corridas do Chocalheiro». No dia de Reis repete-se a brincadeira do Chocalheiro”
(Alves, Francisco Manuel, Abade de Baçal, 2000, Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, TOMO IX.)

Morada

Bemposta, Mogadouro

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
186 visualizações