FacebookYoutubeRSSPartilhar

Cultura

A cultura na Terra Fria Transmontana é única e valiosa, salientando-se a segunda língua oficial Portuguesa, o Mirandês, as Festas dos Rapazes (caretos), os Pauliteiros, vários grupos de gaiteiros e diversos eventos que traduzem os ritmos próprios da natureza e das celebrações a esta associados.

O Entrudo Chocalheiro é o auge das manifestações de irreverência que no inverno, não só são permitidas, como constituem uma atração e fazem notícia. Em algumas zonas da região, é nesta época que saem à rua as figuras mascaradas da Morte, do Diabo e a da Censura, cometendo as mais diversas tropelias.

Um pouco por toda a Terra Fria Transmontana, este é um tempo de festa anunciado pelo som das gaitas-de-foles das rondas, é o tempo dos cortejos, das loas, das refeições comunitárias e dos peditórios.

Nos cinco concelhos, poderá conhecer também espaços dedicados à arqueologia, arte sacra, pintura, escultura, mobiliário, espólio militar e arte contemporânea.

Atividades:

• Visitas guiadas às zonas históricas de Bragança, Miranda, Mogadouro, Vimioso e Vinhais, pequenos museus a céu aberto, onde vale a pena passear a pé ou de bicicleta e descobrir tesouros da arquitetura e testemunhos históricos;

• Visitas guiadas ao Museu Abade de Baçal ou Museu Terra de Miranda e aos monumentos nacionais – Antiga Sé de Miranda do Douro e Domus Municipalis em Bragança;

• Visita acompanhada a espaços museológicos;

• Oficina de danças tradicionais mirandesas;

Período de realização: Todo o Ano