Elementos | |
---|---|
Paradela Paradela, Miranda do Douro |
Paradela é uma freguesia pertencente ao concelho de Miranda do Douro, com 13,8 km² de área. A aldeia de Paradela encontra-se no extremo nordeste do território, no ponto mais oriental de Portugal, a cerca de 16 km da sede de concelho sendo o acesso rodoviário a este pequeno aglomerado garantido pelas estradas M 542-1 e M 1125.
Este aglomerado está inserido no Parque Natural do Douro Internacional, na Zona de Proteção Especial do Douro Internacional e Vale do Rio Angueira (Diretiva Aves) e no Sítio Douro Internacional (Lista Nacional de Sítios).
As minas de estanho que existem na localidade foram, no passado atividade de grande importância. Uma das primeiras referências à existência destas minas é feita num decreto de 6 de Fevereiro de 1855, no qual se atribuía a concessão da sua exploração a um português e dois espanhóis, os autores da descoberta.
SINGULARIDADES
Primeira referência histórica: Documento de 1145 que dá a aldeia como pertencente ao Arcebispo de Braga, que aqui tinha uma albergaria.
Outros locais de interesse: Miradouro da Penha das Torres (onde o rio Douro entra em Portugal) - vista privilegiada sobre o rio Douro e sobre as elevações rochosas em redor e a barragem espanhola de Salto de Castro.
Paradela, Miranda do Douro