FacebookYoutubeRSSPartilhar

Mil Diabos à Solta em Vinhais... Uma terra dos Diabos!

Datas
17 Fev 2018
Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Prociss o com mil diabos 0 1 1024 2500
  • Diabos 1 1024 2500

Mais de mil diabos acompanham uma Morte gigante, pelas ruas da vila, numa procissão que termina na Pedra, onde as raparigas aprisionadas são castigadas e um espetáculo de som, luz e fogo revela o rosto da Morte.

Trata-se de uma tradição secular e única em Portugal, cujas origens permanecem desconhecidas havendo, no entanto, diferentes interpretações que a situam nas celebrações dos Lupercais romanos, nas procissões da Quarta-feira de Cinzas, na Idade Média, ou mesmo por influência dos franciscanos do Convento de São Francisco de Vinhais, durante os séc. XVIII e XIX.

Perfeitamente enraizada nas tradições vinhaenses, em cada ano revivida com toda a genuinidade de outrora e preservada com todo o carinho e respeito pela identidade cultural deste povo serrano, a Quarta-feira de Cinzas vem provar que Vinhais é mesmo "uma terra dos Diabos".

Os Mil Diabos à solta é um prolongamento da festa original realizada na quarta-feira de cinzas, onde ganham destaque as encenações e a espetacularidade do desfile com mais de mil pessoas a envergarem o fato encarnado do diabo. 

Morada

Vinhais

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
1562 visualizações