








Castelo de Vinhais
Castelo de Vinhais Vinhais |
O Castelo de Vinhais é outra construção resultante dos objetivos de centralização do território transmontano em "vilas novas", diretamente sob controlo do rei e mais aptas a desempenhar as funções de atração e de organização das comunidades. A primeira tentativa para constituir esse pólo urbano aconteceu no reinado de D. Sancho II, mas só no de D. Afonso III se constituiu a vila, "num cabeço fronteiro a Crespos", onde existia um primitivo núcleo de povoamento centralizado em torno da igreja de São Facundo. Mas D. Afonso III já havia concedido em 1253 carta de foral à localidade.
De instituição tardia, a própria construção da vila, com seu castelo e igreja matriz, terá sido bastante demorada, não se referindo o seu templo paroquial no Catálogo de 1320-21. No reinado de D. Dinis, o sistema militar de Vinhais estava plenamente ativo, datando dessa época uma cerca com cinco ou seis torres, cuja porta principal era flanqueada por duas delas. Trata-se de uma composição harmónica e simétrica, característica da arquitetura das vilas urbanas dionisinas.
Este castelo desempenhou um importante papel no século XIV, na conturbada conjuntura do reinado de D. Fernando e da revolução que se lhe seguiu. Entre 1369 e 1371 foi ocupado por tropas castelhanas e, um ano depois, o seu alcaide tomou o partido espanhol. O estatuto periférico da fortaleza, reforçado pela extrema proximidade do reino de Castela, com o qual dispunha de fáceis vias de acesso, terá acentuado a maior ligação dos senhores do castelo aos invasores, facto que se repetiu em 1397, quando o alcaide João Afonso Pimentel se revoltou contra D. João I e abraçou a causa castelhana, só voltando à posse nacional em 1403.
Nos finais da Idade Média, o castelo foi objeto de várias reformas, havendo notícia de trabalhos realizados no reinado de D. Afonso V, quando o comando da fortaleza se encontrava estabilizado na linhagem dos condes de Atouguia. O desenho da autoria de Duarte d'Armas é a mais antiga representação do conjunto e tão importantes quanto este desenho são as informações constantes na obra do autor, em particular as que se reportam ao mau estado da fortaleza: a face interna da torre de menagem, voltada para a vila, estava já destruída e duas das restantes torres mostravam desgaste das fundações.
Ao longo da época moderna foram edificados uma barbacã e vários torreões complementares, estes últimos datados do século XVI. Contudo, este é efetivamente o período da destruição do sistema defensivo, em benefício do avanço de construções privadas, que rapidamente se adossaram aos velhos muros.
Classificação: Monumento Nacional (MN) (Decreto n.º 39 521, DG, I Série, n.º 21, de 30-01-1954)
Vinhais

Sugestões
-
Museu do Abade de Baçal
R. Abílio Beça, 27
5300-011 BragançaTransportes
Linha Urbana STUB – Linha Azul (LA)Acessibilidades
Acesso por elevador da loja do museu, no piso 0, ao piso 1 e -1.
Rebaixamento da entrada do Museu com uma rampa de acesso.
Instalações sanitárias próprias.Museu do Abade de Baçal
Em 1915 é criado o Museu Regional de Obras de Arte Arqueológicas e Numismática de Bragança. Em 1925 abre ao público sob a direção do Abade de Baçal ... -
Parque Biológico de Vinhais
Alto da Ciradelha | 5320 Vinhais
Parque Biológico de Vinhais
O Parque Biológico de Vinhais (PBV) é um equipamento público, instalado pela Câmara Municipal de Vinhais no Viveiro Florestal de Prada, local incluído ...
Próximos
-
Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais
R. Simão Costa Pessoa (à Rua dos Frades)
5320 VinhaisCentro Cultural Solar dos Condes de ...
Edifício dos antigos condes de Vinhais, pertencente à família Costa e Pessoa, denominadas «Casas Novas». Este imóvel está classificado como Imóvel de ... -
Restaurante Paulus
Complexo das Piscinas Municipais
5320-301 VinhaisRestaurante Paulus
5301-903 Bragança
T 273 327 680
F 273 331 938
E am.terrafria@amtf-nt.pt