FacebookYoutubeRSSPartilhar

Portas dos troços

A Rota da Terra Fria recomenda um traçado viário de quatrocentos e cinquenta e cinco quilómetros, tendo tido o cuidado de o definir tomando em consideração a maior comodidade para um percurso abrangente dos cinco concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais, que demonstrasse a riquíssima variação da paisagem, integrando tudo o que de melhor se pode oferecer. E o que não estiver à vista, está ao alcance – o prazer, a curiosidade e o espírito de aventura lá o conduzirão.

Quanto à forma de concretizar o passeio fica ao seu critério, podendo faze-lo de veículo motorizado, a pé ou de bicicleta, mas, independentemente do meio utilizado, sempre lhe diremos que poderá iniciá-lo em qualquer uma das onze Portas dos Troços, que mais não são que as articulações do circuito com os principais eixos locais da rede nacional de estradas.

O acesso ao circuito da Rota estabelece-se em “Portas”, definidas pelos aglomerados criteriosamente selecionados, nos pontos de interseção com os itinerários, provenientes das diversas origens, que atravessam o território da Terra Fria do Nordeste Transmontano.

Ao longo do percurso, poderá ainda contar com a ajuda de quiosques multimédia, localizados nas Portas dos Troços e ainda com sinalização, que conta com painéis de estrada e de informação geral.

Antes, porém, que desta informação se sirva, leve de avanço algumas breves noções que lhe apresentamos sobre as Portas dos Troços.