FacebookYoutubeRSSPartilhar

19º Festival Intercéltico de Sendim

Datas
02 a 04 Ago 2018
Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Interceltico 2018  medium  1 1024 2500
  • Interceltico 2018 1  medium  1 1024 2500

Estão hoje suficientemente documentadas as origens célticas ou pré-célticas dos povos que habitaram o noroeste peninsular antes da dominação romana, sendo reconhecidos muitos vestígios que denotam a sua influência e as fortes relações com grupos populacionais oriundos ou relacionados com regiões onde a civilização celta foi efetiva.

Nos usos e costumes, na arte e no edificado ficaram-nos fortes indícios da sua influência, designadamente em enclaves disseminados distantes entre si e com afinidades tão próximas. É isto que se verifica nas Terras de Miranda, sobrevivendo, por exemplo, em tradições e costumes populares e nas danças e cantares.

Reconhece-se, portanto, alguma afinidade do povo mirandês com povos hispânicos, gálicos e bretões, que poderá ter como denominador comum a herança celta, onde a Europa, de facto, enraíza. Tanto bastou para se justificar a realização anual do Festival Intercéltico de Sendim, iniciado no ano 2000 e orientado sobretudo para a cultura musical, que tem conhecido um crescente entusiasmo e afluência de participantes oriundos de Portugal, Espanha, Inglaterra, Irlanda e Escócia.

Como vem sendo hábito, além da música celta, há outras atividades para fazer durante os dias de festival:

Caminhada "Rota dos Celtas"
Terreiro dos Pauliteiros
Oficina de Gaita-de-Foles
Animação Gaiteira
Taberna dos Celtas
Esplanadas Celtas

Morada

Sendim, Miranda do Douro

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
1214 visualizações