FacebookYoutubeRSSPartilhar

Estas Senhoras, são umas Vedetas

Datas
11 Mai 2019 a 23 Jun 2019
Chart?chst=d map spin&chld=0
Slideshow
  • Ficha tecnica final 20191 1 1024 2500
  • Ficha tecnica final 20192 1 1024 2500

Este projecto pretende ser uma tentativa de construção de um teatro em espaço rural ou Teatro de intervenção na comunidade, o que inclui o entendimento do que vem a ser uma Comunidade contemporânea mas em espaço rural.
Será certamente uma modalidade teatral difícil de definir, tem como ponto de partida uma prática teatral ligada directamente com a natureza do público e da comunidade.

A própria estética utilizada no espectáculo será talhada pela cultura da comunidade e da sua audiência.
As comunidades rurais são simplificações, escondem diversidades, hierarquias, baseadas em diferentes bases e tradições. As comunidades rurais, têm a função estrutural e ideológica, de mediar os indivíduos e a sociedade mais ampla, criadas por uma rede de relacionamentos formados por interacções face a face, numa área delimitada geograficamente, formando uma comunidade de interesses.

Desta forma, tanto nos pequenos agrupamentos rurais como nas sociedades mais complexas a comunidade representa um espaço de articulação, uma arena para nossas experiências da vida social.
É a arena onde as pessoas adquirem suas experiências mais fundamentais e substanciais da vida social, fora dos limites do lar.
Pretendemos com este projecto, Teatro em espaço rural, dar ênfase às histórias pessoais e locais, partindo de um texto predefinido, levar artistas às 21 freguesias do concelho de Mogadouro, essas comunidades periféricas, desconhecendo de antemão sua realidade.

Como diz Boal, “ Usávamos nossa arte para dizer verdades, para ensinar soluções: ensinávamos os camponeses a lutarem por suas terras, porém nós éramos gente da cidade grande.”(Boal: 1996, 17-18).
Pretendemos com este espectáculo, “Estas Senhoras são umas Vedetas ”, fomentar investigação na comunidade das aldeias de Mogadouro, tanto na linguagem, como no conteúdo, assuntos específicos que se quer questionar, e na forma, manifestações populares típicas, serão incorporados no espectáculo. A ideia de vinculação a uma comunidade específica estará ligada à ampliação da eficácia do trabalho artístico.

Com estreia a 11 de Maio de 2019, o espectáculo “Estas Senhoras são umas Vedetas” tem como objectivo principal levar o teatro e a arte de representar a todos aqueles que nunca tiveram a sorte de ir a um teatro.

Morada

Mogadouro

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visualizações
759 visualizações